A República Checa ou Tcheca (em checo Česká republika), chamada menos comumente de Chéquia ou Tchéquia é um país da Europa Central, limitado a norte pela Polónia, a leste pela Eslováquia, a sul pela Áustria e a oeste e norte pela Alemanha. A capital do país é Praga. É membro da União Europeia desde 2004.
As terras tchecas emergiram nos fins do século IX quando foram unificadas pelos Premyslidas (Přemyslovci). O reino da Boémia foi uma potência regional com significado, mas conflitos religiosos como as Guerras Hussitas do século XV e a Guerra dos Trinta Anos do século XVII foram devastadoras. Mais tarde, a Boémia caiu sob influência dos Habsburgos e passou a fazer parte da Áustria-Hungria.
WikipediaSeguir a Primeira Guerra mundial, os tchecos proximamente relacionados e eslavos do Império Austro-húngaro anterior fundido formar Tchecoslováquia. Durante os anos de interwar, o novo país líderes freqüentemente foram preocupados com encontrar as exigências de outras minorias étnicas dentro da república, a maioria notavelmente os Sudeten alemães e o ucranianos. Depois que Segunda Guerra Mundial, uma Tchecoslováquia truncado caíram dentro da esfera Soviética de influência. Em 1968, uma invasão pelas tropas de Pacto de Varsóvia acabou os esforços dos líderes do país liberalizar regra comunista de partido e cria socialismo com um rosto humano. Demonstrações anti-soviéticos que o seguinte ano introduziu um período de repressão áspera. Com o colapso de autoridade Soviética em 1989, Tchecoslováquia recuperou sua liberdade por uma Revolução Veluda pacífica. No dia 1 de janeiro 1993, o país sofreu um divórcio veludo em seus dois componentes nacionais, a República tcheca e Eslováquia. A República tcheca uniu-se OTAN em 1999 e a União Européia em 2004.
CIA The World Factbook